quinta-feira, 10 de maio de 2012

TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo


É um transtorno de Ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos e compulsivos, no qual o individuo tem comportamentos considerados estranhos para a sociedade ou para própria pessoa que os tem e principalmente para aqueles do seu convívio.

Normalmente trata-se de idéias exageradas e irracionais de saúde, higiene, organização, simetria, perfeição ou manias, chegando até mesmo a rituais que são incontroláveis ou dificilmente controláveis.

O TOC é considerado o 4º diagnóstico psiquiátrico mais frequente na população. Ele interfere nas atividades diárias e causa incômodo e angústia tanto ao paciente quanto aos familiares.

É lógico que existem vários graus: leve, moderado e graus mais graves, que trazem consequências mais severas para o paciente, enquanto, os mais leves podem passar despercebidos sem causar maior constrangimento, porém o paciente em si mostra-se desconfortável.

Pesquisadores ainda divergem muito sobre quais seriam os fatores etiológicos, sintomas e sucesso na resposta aos tratamentos feitos pelos pacientes com esse transtorno.


A compulsão é um comportamento consciente e repetitivo, como contar, verificar, fazer uso de um pensamento que serve para anular uma obsessão. Por exemplo, lavar mão repetidamente, banhos também repetidas vezes , conferir em sequencia se esqueceu algo ao sair de casa, torneiras abertas, portas destrancadas, bico de gás etc.... Lógico que estamos falando de uma frequência bem acima do necessário diante do padrão normal.

Alguns Psiquiatras usam medicação específica e indicam terapia de Orientação Dinâmica ou Cognitiva Comportamental.


Existem alguns filmes que retratam bem esses quadros: Os Vigaristas e Melhor Impossível, esse ganhador de dois Oscars. O seriado Monk também retrata perfeitamente como ocorre esse tipo de transtorno e as interferências que ele causa na vida do indivíduo. Assista o vídeo de abertura deste seriado abaixo e conheça o comportamento de uma pessoa com TOC.



Qualquer dúvida ou sugestão, é só comentar!

2 comentários:

  1. Gostei muito de ler sobre O TOC. Penso que deveria ser mais divulgado, pois nós todos temos um pouco que TOC, em níveis diferentes, mas temos!!!!
    abraços
    sueli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que você gostou! Você está coberta de razão.... percebo isso em grande número de pessoas, tanto no consultório ou interagindo com as pessoas de um modo geral. Gostaria de saber se você tem alguma sugestão sobre o que a gente possa postar no nosso blog. O objetivo é tirar dúvidas e acrescentar algo interessante e útil.
      Bom saber que profissionais da área também estão conectados com o nosso trabalho.

      Agradecimentos e Abs,
      Icléia.

      Excluir