domingo, 29 de abril de 2012

Ansiedade, Angústia e Depressão: Sintomas, Causas, Tipos e Soluções!

  Ansiedade 

 
 Vídeo postado no youtube. Créditos: Bra Por
Ansiedade é resposta a algum conflito interno ou de seu meio ambiente.

Sintomas que advém com as crises de Ansiedade: 

Medo, insegurança e euforia interna que às vezes exterioriza-se através de sintomas psicossomáticos como, por exemplo, a cefaleia, gastrite, distúrbios alimentares ou distúrbios hormonais.

A ansiedade pode aparecer em reação a alguma situação em nossa vida que ocorre inesperadamente como perdas, agressões, menopausa, etc...

Podem ocorrer também sintomas como sudorese, taquicardia, entre outros, que podem desaparecer se for anulado o motivo estressante que causou a ansiedade.

Na terapia, aprendem-se vários tipos de exercícios e atitudes, que controlam essas reações ansiosas, porém se a crise é severa convém o acompanhamento de um especialista da medicina a fim de diminuir os sintomas mais severos.


Angústia

A Angústia quase sempre vem acompanhada da crise de ansiedade. Nela encontramos relatos de pacientes que entre outros sintomas dizem sentir dores no peito. 
Quando atendidos na emergência e feitos os procedimentos acabam por ouvir: “Você não tem nada de distúrbios cardiovasculares, apenas uma crise de angústia”. 
Segundo alguns médicos; existe um fator químico que leva esse desconforto. E parece que a angústia doe no peito, contudo devem-se fazer averiguações médicas necessárias.

Depressão
Eu escutei um dia de uma professora especialista, algo simples, mas que me fez refletir e repetir, sobre a palavra Depressão. Segunda ela, se entenderia melhor o sentido e todo seu peso se pudéssemos separar a palavra De Pressão. Ficaria mais fácil entender a frase: Sofre de pressão, e consequentemente entender o início do foco. Pressão seja a nível familiar, seja profissional, ou social.
Veja que estamos falando de cobranças excessivas, podem ser e quase sempre são um verdadeiro gatilho para detonar uma série de sintomas que podem ter consequências, desde desagradáveis até mesmo desastrosas como perdas de substancias químicas tipo serotonina, que levam o sujeito atingido a estados lamentáveis.
É obvio que existem vários tipos de depressão. Vamos citá-las e falar sobre os tratamentos adequados.
  • Depressão Reativa: A pessoa responde a uma perda, ou uma frustração muito grande, o que pode gerar tristeza, apatia, sentimento de culpa, autodepreciação, dificuldades de concentração e distúrbios do sono. Algumas pessoas recobram com alguma facilidade dessas depressões, algumas necessitam de ajuda terapêutica, outras são medicadas por médicos com antidepressivos por um determinado tempo. Depende dos sintomas, se são mais severos ou não.



  •  A Depressão pós-parto às vezes passa até despercebida, isto quando a parturiente e seus familiares estão atentos e avisados de que é possível ocorrer depois do parto. Mas existem casos mais severos, onde se devem tomar cuidados com orientações de especialistas e onde a participação da família é muito importante. Esse tipo de depressão acontece por vários motivos, alguns deles são: Alteração hormonal, cansaço da parturiente, mudanças de hábitos, entre outros.


  • Um quadro mais sério é a Depressão que alterna com a Mania (PMD). Nesses casos, são os pacientes chamados Bipolares. A terapia é acompanhada pelo Psiquiatra, pois é necessária a introdução de medicamentos.


  • Já a Depressão Profunda, a atenção é indispensável dos familiares e profissionais que interagem com esses pacientes, já que nesses casos existem relatos de tentativa de suicídio.
Mais explicações e dúvidas, é só perguntar!

4 comentários:

  1. postagem... interessante...sintomas...que todos um dia ja sentimos...

    ResponderExcluir
  2. eu sofro muito com ansiedade, q acaba refletindo na alimentação... qualquer coisa já estou descontando na comida.

    já tive depressão e tb a depressão pós parto, não sei qual delas é a pior, mas espero nunca mais ter depressão na minha vida


    adorei o blog

    bjksssssssssss


    ibagis.grandemidia.net

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu blog.
    A pouco tempo eu estava em duvida sobre qual seminário iria apresentar na universidade ( depressão ou inteligência ) eu escolhi inteligência,...depressão é um bom tema, porem muito conhecido, muito divulgado,... vc não tem algum material interessante, sobre inteligência, que possa me ajudar?

    by: ms-matematica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom que vc tenha gostado. Respondendo sua pergunta, tenho sim material sobre inteligencia... estarei postando amanhã. Caso precise mais, pode pedir. Se estiver ao meu alcance, conte comigo.

      Excluir