terça-feira, 17 de abril de 2012

Vamos falar de Timidez?



Timidez é uma deficiência psíquica, bastante próxima do complexo de inferioridade (menos valia) ela é quase sempre o resultado de uma, podemos dizer, falha na educação obviamente associada a certos fatores agravantes no meio social.
O tímido nem sempre ou quase nunca é um doente, e sim tem um distúrbio de comportamento que pode ser corrigido com maior ou menor facilidade pela psicoterapia.
         Uma das características do tímido pode ser a inibição ou submissão, onde ele prefere ser mandado a mandar, onde ele enrubesce facilmente, tanto pela palavra como pelos gestos. 
       Mesmo que em níveis diferentes, praticamente todos os indivíduos são afetados por timidez. Às vezes acontece de um individuo que na sua vida particular ou familiar ter extraordinária habilidade, vir a se comportar com verdadeira nulidade ao interagir com outras pessoas.
      Esta timidez causa às suas vitimas muito sofrimento em diversas atividades e na área afetiva principalmente se o mesmo for do sexo masculino.
No consultório os relatos são bem eloqüentes, desde um simples rubor até fobias ou uma inibição psíquica (medo) que chega as fronteiras da emoção choque. Segundo alguns pacientes, quando estes tentam chegar em alguma garota são por vezes tomados por uma paralisia ou sentem seus músculos entorpecerem. 




Embora a timidez aconteça em ambos os sexos parece que pela cultura que ainda vivemos, a mulher ainda é autorizada de certa forma a ser inibida (recatada).
Embora existam neste processo de suspensão ou impedimento das atividades, as que mais incomodam se tratam de comportamento sexual.
Segundo relatos de muitas meninas que dizem preferir, os mais recatados, a melhor dica seria procurar ouvi-los como amigos sem serem muito invasivas. Seria uma boa opção tentar perceber e compreender os aspectos do seu comportamento, tomando iniciativas mais tranqüilas sem serem radicais demais, afinal não se pode assustar mais do que eles já são.  
Procurem assistir assistir a comédia "Um Virgem de 40 Anos", pois retrata como ocorrem esses tipos de bloqueios.

4 comentários:

  1. Esse realmente é um problema que atinge a muitas pessoas... Que conselhos ou dicas você como psicóloga daria para quem sofre com a timidez e as barreiras que ela impõe? Tem "cura"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure aumentar sua autoestima, trabalhar sua insegurança, acreditar em seus potenciais e acima de tudo perceber que seu medo de perder acaba tirando a vontade de voce ganhar. Cura tem, e ela está quase sempre dentro de você! Aprenda que o "não" faz parte... você precisa enfrentar situações, mesmo as mais dificeis!

      Excluir
  2. Olá, Icléia.
    Tudo bem?

    Não sei se vc se lembra de mim.
    Eu sou a Luma Gazeta, amiga da Maria Luiza Anciens e há muito tempo
    eu fui sua paciente, como vc está?! Espero q esteja bem.
    Descobri o seu blog através da própria Maria Luiza! (o:
    Não conferi tds os seus textos, mas os q eu li, eu gostei;
    inclusive esse da timidez :)
    Parabéns pela ideia do blog! ;)
    Ele tá deez ;)

    Beijosss e tuudo de bom :)

    P.S 1: A Luiza pediu pra te dizer q tbm gostou do seu blog ;D
    Como ela não sabe te mandar a msg por aqui... recado dado ;)
    P.S 2: Saudades de vc e da sua risada divertida ;) beijos again.

    ResponderExcluir
  3. Como não lembrar de uma pessoa como voce? Fico feliz de voce ter gostado do Blog. Qualquer duvida ou tema que voce queira discutir, se estiver ao meu alcance,já sabe que existe um espaço para isso bjs da ex terapeuta, e sempre amiga Icleia.

    ResponderExcluir