domingo, 15 de abril de 2012

Hipnose: o que é, para que uso e dúvidas sobre...

Hoje, vamos falar sobre hipnose. 

Uma das minhas especialidades é a Hipnoterapia. Uso quando necessário para atingir resultados mais rápidos, mas há algumas resistências porque ainda existem alguns mitos do tipo:
"E se eu não voltar?"
Mito, é obvio! Na Hipnose existe uma alteração da sua consciência porém você tem um Inconsciente que está no controle, então este perigo não existe. É claro que existe uma linguagem apropriada e uma dinâmica correta a serem usadas. Quando falamos de relaxamento, as pessoas ficam mais acessíveis, porém o relaxamento é uma palavra para falar de transe. Através do relaxamento, aconchego, conforto  e do bem estar, você pode atingir um estado de transe. Lógico que existem vários tipos transe: leve, intermediário e profundo. 
Existe todo um processo para levar uma pessoa ao transe... Alguns passos são importantes: primeiro, um bom rapport, que nada mais é que um bom contato de confiança entre o terapeuta e o paciente. É preciso ter um certo roteiro dividido em partes: absorção, aprofundamento, citação com alucinação positiva, e sugestão pós hipnótica. Nesses tópicos, sempre trabalhando os problemas já relatados na anamnese pelo paciente, com objetivo de cura terapêutica. Há casos onde é necessário fazer uma regressão para se atingir o foco do problema quase sempre na primeira infância ou antes disso.
Outra pergunta que as pessoas fazem é:

"Todas as pessoas são hipnotizáveis?" 
Bom, tirando as crianças menores de 6 anos de idade e as pessoas comprometidas mentalmente por causa da suas imersões em fantasias, sim praticamente o sucesso é bem  grande. Se tiver alguma dúvida, faça contato!

3 comentários:

  1. Oi Icléia! Parabéns! Gostei muito do seu blog e tenho algumas curiosidades sobre hipnose.
    Por exemplo, queria saber se o que a gente vê na televisão é verdade, quando alguém é hipnotizado a ponto de comer cebola achando que é maçã???
    O que vc acha sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim isso pode acontecer com pessoas altamente sugestionáveis, não deixa de ser um fenômeno hipnótico, porém jamais usado no consultório, já que o nosso intuito é o de promover uma cura terapêutica. Esse fato costuma-se chamar Hipnose de Circo.

      Excluir
  2. Realmente o que a gente ve na televisão deve ser bem diferente do que se faz no consultorio, com o intuito terapêutico. Esse assunto é muito interessante!

    ResponderExcluir