terça-feira, 17 de abril de 2012

"E quem sabe explicar, dizer o que é normal? Fantasia ou vida real?"

   Vamos colocar em pauta o que constitui a Normalidade!



Segundo alguns autores, pessoas normais são aquelas  que não apresentam sintomas de qualquer conflito mental, possuem capacidade de trabalho profissional e são capazes de amar alguém além de si próprio.

Existe uma certa elasticidade quanto ao termo normalidade, vejamos, o que é considerado normal em uma comunidade pode ser anormal em outra comunidade, até mesmo amoral e ofensivo. Estamos falando não só de comunidade, mas também de países, continentes e até de famílias cujos critérios e padrões por vezes são bem diferenciados.
A excentricidade faz parte de todos nós: manias, medos, crenças limitantes, superstições etc...
Porém, existem padrões e classificações para diferenciar comportamentos. São regras essas estabelecidas pelas normas dos compêndios da Psiquiatria.
  • Normais;
  • Neuróticos;
  • Psicóticos: Esquizofrênicos, Psicopatas, Sociopatas, Débeis Mentais.

Entre os Psicóticos  estão incluídos: os psicopatas e os sóciopatas; esses possuem inteligência acima do normal, costumam ser de alta periculosidade para si e para os outros. Quando são identificados costumam ser isolados do contexto social. Eles são quase sempre criminosos em série, delinquentes sexuais etc...
Existem também um grupo que não se classifica. Inclui-se habitantes da selva por exemplo: nativos até em remotas partes do mundo cujos costumes e peculiaridades são totalmente diferenciados dos considerados normais.

 
 

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog.Vou estar sempre atualizando os assuntos que serão abordados.Sucesso!!!! Bjs da prima Denise

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu comentário, até pq sua visão é especialmente profissional,por conta da sua atuação no mercado .bj carinhoso da prima

    ResponderExcluir